Não desconsidero a importância e a contribuição destes para a aprendizagem e o bom desempenho escolar, social e profissional do sujeito, porém se voltarmos a prática docente a tais interesses e temas, o que será de nossos alunos nas avaliações propostas pelo sistema nacional de ensino, que em Provinha Brasil, Prova Brasil, Enem, Enade entre outros, que cobram justamente este tipo de leitura e interpretação, subjugada como desinteressante? Se da forma que é muitos municípios apresentam índices desastrosos, quiçá direcionarmos outro tipo de leitura que exige muito mais criticidade e conhecimentos afins? O que deixar d etrabalhar com os alunos dos conteúdos ditados pelo sistema educacional e que são rigorosamente vigiados sob sua construção junto aos alunos?
Adequar a prática só não é suficiente é preciso que todas as esferas envolvidas no processo educacional falem e comunguem dos mesmos ideais. Agir contra o sistema não é aconselhável, seguir rigorosamente o sistema é condenável. O que querem então do educador os que pensam a educação???????!!!!!
Quem tem essa resposta pronta, por favor, deve postar nos comentários que faço questão de repassar, pois sei que muitos educadores pensam como e eu e estão nesta mesma encruzilhada.
Caso discorde com o que escrevi acima, tenha sugestões, correções ou algo a acrescentar também deve contribuir. Afinal não basta pensar temos que fazer circular nossas idéias. Nada melhor que as redes sociais!
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