terça-feira, novembro 08, 2011

Uma aula na Classe Especial

Trabalhar em uma Classe Especial é a cada dia ter uma surpresa, boa ou desagradável.O aluno que ontem fez com exito uma atividade, no dia seguinte mal sabe seu próprio nome. Então de onde partir? Todo dia é um recomeço e um retrocesso. Como os níveis são diferentes de um aluno para outro, tanto de aprendizagerm, assimilação, compreensão, coordenação motora, disciplina, rendimento, idade e grau de dificuldades considerando as deficiências que apresentam, é no mínimo desafiador ajustar um único conteúdo para toda esta turminha com suas particularidades. Uma das atividades mais fáceis de se trabalhar é com textos, pois para o aluno que está em nível de pré-alfabetização, posso trabalhar com a ilustração do texto, identificar letras isoladas(por exemplo as vogais, ou uma determinada consoante, ou até uma família silábica). Com os alunos em fase de alfabetização já é possível identificar palavras, frases, retirar palavras acentuadas, rimas, dígrafos, palavras novas para o vocabulário do aluno, reescrita de um determinado trecho, interpretação oral e escrita e também a ilustração. Para alunos com um nível  maior de desenvolvimento, por exemplo de 4º ano, já é possível uma interpretação mais elaborada, identificação dos sinais de pontuação, dígrafos, encontros consonantais, acentuação, classificação dos encontros vocálicos, e reescrita ou escrita de um novo texto a partir das ideias abordadas no texto original. São diversas propostas de atividades que oferecem ao professor a leitura repetidas vezes que vai atingir todos os alunos. Ao tempo que fala para um sobre um determinado instrumento a ser usado , torna-se um reforço para o outro e assim por diante. Seria impossível trabalhar matemática com dois alunos, produção de texto outros 2 ou 3 , leitura com mais 3 ou 4 e alfabetização com mais um. É um trabalho cansativo mas que rende resultados a longo prazo. Porém tem que ser planejado e organizado, pois ninguém terá paciência de ficar parado e se o tema agradar, aí sim é que todos querem participar mesmo e trabalhar com o seu texto e até ser solidário com o colega ajudando nas atividades. Além de incentivar a leitura e a interpretação, trabalha a atenção, a memória visual e auditiva, a criatividade e a interação entre colegas.

Nenhum comentário: